Madrugada dos mortos (Dawn of the dead-2004)

Contaminando Gerações!



Todos nós conhecemos os seres chamados zumbis, nossos pais e avós também, e ao que parece nossos filhos terão a oportunidade. A crescente produção de filmes que contém mortos reanimados como tema central continua aumentando nessa década mesmo com aproximadamente 78 anos de trajetória zumbi,afinal foi em 1932 que realizaram o primeiro filme.
Apesar dos mortos vivos de hoje seguirem o modelo de George Romero (o criador do característico putrefato, lento e faminto Morto Vivo que conhecemos), as causas antes eram mágicas e não químicas, convenhamos que Romero adaptou de forma conveniente os motivos de infestação, sendo até hoje uma explicação decente para a origem do apocalipse zumbi nos filmes.
Uma das obras cinematográficas recentes que representa com qualidade o tema é o ''Madrugada dos Mortos'' , terminado em 2004, conseguindo superar na sua estréia o polêmico ''A paixão de Cristo'', um fato promissor em relação à preferência popular. Trata-se de uma refilmagem com base no original de 1978 chamado ''Despertar dos mortos'', o segundo filme do ramo para George Romero que mais tarde fez parte de uma trilogia, com toques peculiares como críticas sociais implícitas inseridas no roteiro e violência monumental para a época, o filme de 78 é considerado uma das melhores películas de zumbi para o cinema.
No Madrugada dos Mortos os fatores principais do roteiro original foram mantidos: ''O mundo está em colapso, na iminência da destruição frente à transformação de pessoas em canibais desvairados, aparentemente mortos que caminham e não possuem consciência humana, apenas alguns instintos primitivos como se alim
entar e pequenas lembranças da vida pré-contaminação, o problema maior consiste na facilidade de se pegar a ''doença'' e as mudanças comportamentais resultantes em raiva extrema, alguns sobrevientes refugiam-se em um shopping lutando por suas vidas.''
Existem pequenas adaptações feitas pelo diretor Zack Snyder como a agilidade maior dos zumbis, mas isso é relevante já que na velocidade tradicional, a polícia e até um grupo de donas de casa munidas a untesílios domésticos (de preferência da cozinha) conseguiriam conter os monstros. No início somos apresentados à protagonista, chamada Ana.
Chegando em casa depois de um dia estressante dorme com seu marido, sem perceber os avisos na televisão, eis que na manhã seguinte são atacados por uma criança da vizinhança em seu quarto, o marido é transformado em um zumbi, e na tentativa de fugir Ana se depara com o caos: lugares em chamas, pessoas sendo atacadas nas suas casas, tráfego interrompido, sistemas de comunicação inoperantes dentre outros sintomas de queda da sociedade, esta é uma das melhores partes do filme, pena que seja tão breve, ressalto o bom aproveitamento do diretor quando presenciamos uma tomada aérea mostrando um acidente típico dessas situações de pânico generalizado, dois carros colidem violentamente com direito a explosão em um posto de gasolina, outra ideia ótima está nos créditos iniciais com uma música do grande cantor Johnny Cash, fazendo sua voz firme entoar uma canção relativa ao juízo final, gravações em vídeo de tumultos reais servem de artifício para nos impactar, o resto do filme consiste na difícil interação dos sobreviventes e suas lutas para continuarem vivos.

Nesse filme temos referências agradáveis ao antigo como a participação do maquiador Tom Savini na pele de um policial do noticiário, ele foi responsável pelos efeitos de maquiagem, cortes corporais, e tudo relativo à violência em filmes de terror antigos, vários produzidos por George Romero, sendo que chegou a dirigir o remake do ''Noite dos Mortos Vivos'' em 1990, sua habilidade intrínseca no campo artístico se deve em parte pelas suas experiências de fotógrafo na guerra do Vietnã, fez participações no ''Terra dos Mortos'', ''Todo Mundo quase Morto'' e até nos Simpsons! Ultimamente quem cuida das maquiagens extraordinárias é Greg Nicotero, tão profissional quanto Tom Savini.

Filmes como esse marcam gerações com curiosidade, medo e entretenimento! Existem outros que serão feitos além de uma inovação: A série ''The Walking Dead'', que estreia dia 31 de Outubro.


Que os Mortos Vivos continuem infestando e domin
ando!...... Somente nas histórias é claro.

By Emerson Teixeira Lima with 0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário