Fome Animal (Braindead 1992)

Homenagem à hemoglobina.

Filme trash, alguns poderiam ficar indignados caso algum de seus filmes preferidos fossem tachados com esse nome um tanto pejorativo à primeira vista, no entanto ao buscarmos os elementos que giram em torno dessa expressão descobrimos o quão errônea pode ser a nossa primeira concepção.Essa categoria cinematográfica não chega a ter uma definição consistente, dessa forma convencionamos que um filme trash tem alguns traços como baixo orçamento, equipe técnica pouco conhecida ou desconhecida, roteiros mirabolantes, criatividade, estética do feio, etc..
Por essas breves definições concluídas trago ao conhecimento de vocês um dos filmes mais citados dessa boa leva que hoje, em relação à qualidade, não tem muitos representantes. O nome é Fome Animal, o nome em inglês ''Braindead'' se traduzido ao pé da letra significaria cérebro morto ou algo similar, um título mais compatível com o filme além de ser também pitoresco, mas como aqui no Brasil um nome comercial rende mais dinheiro na bilheteria então não importa se é um que não tem a ver com a obra em si.

Para a nossa surpresa o diretor dessa película é Peter Jackson o mesmo do ''Espíritos'' e da Trilogia ''O senhor dos Anéis'', em início de carreira já conseguiu ficar para a história com o Fome Animal. A história se passa em uma cidade chamada Wellington, capital da Nova Zelândia, lugar bem diferente onde moram Lionel e sua mãe numa enorme casa, antes disso há uma sequência mostrando um grupo de homens fugindo de nativos primitivos, possivelmente na ilha de Sumatra, e são os fugitivos quem carregam a grande origem dos problemas de Lionel, o Macaco-Rato de Sumatra! Um ser vil, forte, agressivo e
feioso que não tarda a desembarcar na pacata cidade.
Rato-Macaco de Sumatra
No decorrer do filme conhecemos a mãe do protagonista controladora e ciumenta, a paixão de Lionel chamada Paquita e outras personagens curiosas como o tio gordo que ostenta um cabelo ridículo e só pensa nas vantagens de ter uma casa grande como a de seu sobrinho. A mãe de Lionel acaba sendo mordida pelo Rato-Macaco de Sumatra em um zoológico sendo que o ferimento provoca mudanças bruscas no comportamento da mulher culminando em sua transformação, num zumbi raivoso e forte...nesse filme os zumbis são daqueles comediosos, por isso levar a sério toda a tradição de zumbi morder todo ser humano, não ter consciência (ou até não fazer sexo!!) fica várias vezes de lado.
O forte desse filme está nas cenas de sanguinolência ótimas, na nossa cara despejam mares de sangue (dizem que foram usados centenas de litros de sangue suíno em uma cena memorável do cortador de grama, será?), e a violência rola solta, recheada de comicidade, seja com uma cabeça decepada, um crânio aberto no meio, esquartejamentos por cortador de grama, braços e cabeças esmagados, monstro gigante, bombeamento de líquido até extravasar num cadáver, sistemas digestórios e outros órgãos com vida própria, empalamento por lanças, abajures, e muitas outros acontecimentos extremos que compõem esta obra prima do cinema trash.O filme tem um começo mais lento aumentando sua dose de ação ao passo que caminha para a metade da duração, no final das contas a situação toma proporções imensas nos surpreendendo (realmente inesperado o que ''surge'' como inimigo).



Eu sou um apreciador desses ''absurdos'', porque é por meio desses filmes que você vê o que a maioria das produções não tem coragem ou falta de noção para fabricar, esse tipo de história rompe com os parâmetros da mesmice, nem sempre mostra o que a maioria quer. Outros filmes como ''O Ataque dos Vermes Malditos'', ''O Enigma de Outro Mundo'', ''Creepshow'', realizados por grandes diretores seguem as características do gênero trash, promovendo um entretenimento sem igual, e querendo ou não todos temos nosso lado criativo, desconhecido, esteticamente feio...

por que não trash?..

By Emerson Teixeira Lima with 0 Comentários

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